Em atividade desde 2007 na cidade de Curitiba, o núcleo de pesquisa em dança IMP - Investigação do Movimento Particular é um projeto coletivo artístico-pedagógico idealizado e coordenado pela artista da dança Juliana Adur em parceria com os artistas Gabriel Machado, Maíra Lour e a produtora Cindy Napoli. Configura-se como um núcleo formativo e criativo com atenção a jovens criadores e propostas emergentes no campo da dança e da investigação do movimento. Possui um formato de residência artística anual com ações voltadas à pesquisa e criação através de encontros regulares, oficinas, produções escritas, interlocuções com artistas convidadas, mostra de processos e mostra final.
Por meio do que chamamos de "investigação do movimento particular", visamos proporcionar saberes na área da dança contemporânea a estudantes do corpo e do movimento a partir de uma construção coletiva de interesses, porém acolhendo as particularidades de mover e criar de cada pesquisador. Durante o período de residência, os integrantes passarão por 5 meses de intensa pesquisa prática e teórica acerca das questões do corpo, recebendo orientações da coordenadora do núcleo e de ministrantes de oficina convidados, para depois mergulhar durante 3 meses em seus processos investigativos individuais. Como parte do cronograma da residência, os integrantes participarão de duas Mostras de Dança. A primeira será uma Mostra de Processos de Criação, para que cada artista possa receber feedbacks sobre seu trabalho, e a última, uma Mostra Final, fechando as ações do projeto.
Importante ressaltar que o IMP é uma proposta de residência de longa duração, na qual a participação e o engajamento dos bolsistas com as ações do projeto ao longo de seus 9 meses de realização é fundamental.
-
CRONOGRAMA
Período de inscrição:
17/12/25 a 25/01/26
Resultado da convocatória:
até 15/02/26
Encontros EDIÇÃO 2026
de 03/03 a 03/12 – terças e quintas das 14h às 17h
Os encontros serão no Pé no Palco (Saldanha Marinho, 228 - Centro)
PARTICIPAÇÃO GRATUITA
-
SOBRE A CONVOCATÓRIA
Serão ofertadas até 10 vagas para estudantes, pesquisadores e artistas acima de 18 anos interessados por estudos do corpo e pesquisa em dança, sendo 3 delas vagas afirmativas – 1 para pessoa com deficiência física, 1 para pessoa transgênero e 1 para pessoa negra.
Esta convocatória é destinada a pessoas que não tenham participado de outras edições do IMP.
** ATENÇÃO ex-IMPistas!
Para pessoas que já participaram de outras edições, teremos uma convocatória específica, para participação na edição 2026, que será lançada em fevereiro de 2026.
-
SOBRE A RESIDÊNCIA
ETAPA 1 - março à julho de 2026: Pesquisa prática e teórica em dança
A primeira etapa de trabalho consiste em encontros investigativos semanais com a artista Juliana Adur, encontros de escrita com Gabriel Machado e 5 oficinas formativas. São elas:
Emaranhado - Escritas em rede
com gabriel machado
(oficina continuada)
17, 18 e 19/03 – terça, quarta e quinta das 14h às 17h
+ 1 encontro mensal ao longo do ano
Vibra
com Lívea Castro
22 e 23/04 – quarta e quinta das 14h às 17h
Criação compartilhada - por uma poética em e com o público
com Gladis das Santas
26 e 28 de maio – terça e quinta das 14h às 17h
Práticas para ativar o corpo em estado de performance
com Renata Roel
9 e 11 de junho – terça e quinta das 14h às 17h
O Corpo como fronteira/território/lugar de criação
com Maíra Lour
30 de junho e 02 de julho – terça e quinta das 14h às 17h
ETAPA 2 - agosto à novembro de 2026: Processo de criação e Mostras de dança
Nessa etapa de realização do projeto o foco volta-se totalmente para os processos de criação dos bolsistas.
Durante todo este período os bolsistas terão um encontro semanal coletivo sob a orientação de Juliana Adur, e participarão de grupos de orientação, com Maíra Lour e Fernando de Proença, também com um encontro semanal. Os encontros seguem sendo nas terças e quintas, das 14h às 17h, somados a 2 horas semanais de estúdio disponível para o desenvolvimento individual dos processos de criação mediante agendamento do espaço.
MOSTRAS DE COMPARTILHAMENTO - LAB_
Serão realizadas 2 mostras de compartilhamento, sendo:
Mostra de processo - LAB_17
Data prevista: 19 e 20 de setembro
O intuito desta Mostra é realizar um “ensaio aberto”, como forma de compartilhamento dos processos de criação e amadurecimento das pesquisas. Serão apresentados em média 5 trabalhos por dia, em formato e horário a ser combinado.
Mostra final - LAB_18
Data prevista: 10 a 22 de novembro
Serão apresentados 2 trabalhos por dia, em formato de temporada aberta ao público.
-
INSCRIÇÕES
Todas as inscrições deverão ser feitas através de formulário online:
https://forms.gle/swm76986MEcQQfuv8
-
SELEÇÃO
A comissão de seleção será composta pelas artistas orientadoras Juliana Adur, Maíra Lour e Fernando de Proença. Como critério de seleção pensaremos em compor um grupo de bolsistas com diversidade de gênero, raça, faixa etária, classe social, experiências artísticas e desejos investigativos.
-
RESULTADO
O resultado será divulgado até 15/02/26 nas redes sociais do IMP e por e-mail.
Instagram: @movimentoparticular


